Quando falamos de saladas para acompanhar refeições de peixe, carne ou vegetarianas, é fácil garantir que as mesmas são saudáveis. Mas para garantir que uma salada tem todos os nutrientes necessários para poder ser considerada um prato principal é preciso ter a certeza que possui ingredientes de diferentes categorias.
Saiba como “construir” uma boa salada-refeição, da base ao topping.
UMA BOA BASE DE VERDES
Uma boa base é essencial para uma salada bem saudável. Comece por criar uma cama de verdes. Pode optar por apenas uma hortícola, como a rúcula ou o agrião, ou uma combinação já pronta como as saladas Ibérica e Gourmet. Esta deve ser a porção maior da sua salada.
MAIS VEGETAIS
Acrescente, de seguida, mais legumes como cenoura ralada, espinafres, brócolos, tomate,
pepino, pimentos ou outros da sua preferência.
PROTEÍNA
No que diz respeito à proteína, várias são as opções. Pode acrescentar ovos cozidos, pedaços de frango ou peru, atum ou salmão. Caso siga um estilo de vida vegetariano ou vegan, pode incluir proteína nas suas saladas adicionando grão de bico, feijão ou tofu/seitan cortado em cubos.
FIBRA
Para acrescentar fibras às suas saladas, pode escolher entre uma enorme diversidade de alimentos. Talvez a forma mais óbvia de o fazer seja incluir um pouco de massa integral cozida, como o macarrão ou o fusilli. Mas as fibras podem igualmente vir da fruta, da quinoa, das sementes ou dos frutos secos. Por exemplo, uma salada de atum e feijão frade combina na perfeição com maçã, sementes de girassol e amêndoa. Caso tenha optado por juntar frango, as passas e o abacate são excelentes opções. Pode ainda combinar nozes ou amêndoas.
TEMPERO / MOLHOS
Nenhuma salada fica completa sem um bom tempero. Para a manter o mais saudável possível, evite acrescentar sal. E se tiver mesmo que o fazer, opte pela flor de sal e não pelo refinado.No que diz respeito aos molhos, o melhor é preparar os seus em vez de usar os de compra. O azeite é sempre uma boa base. O uso do vinagre pode ser substituído por sumo de limão ou até mesmo fruta, como a maçã.
EXTRAS
Para finalizar as suas saladas há alguns ingredientes extra que pode adicionar. Apesar de não serem essenciais, dão um toque especial às mesmas. É o caso das sementes de girassol, papoila, sésamo, abóbora, linho ou chia. Pode utilizá-las em separado ou fazer a sua própria mistura.
in LIDL A Receita Perfeita para as Melhores Saladas
Comentários
Enviar um comentário